Pesquisar este blog

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

A sociologia de Durkheim

Olá pessoal, tudo bem? O pensador Emile Durkheim será o tema da sociologia do 4º bimestre das turmas de 1º ano. Vamos a uma pequena introdução de seu pensamento:

Emile Durkheim viveu numa época de conflitos sociais entre os empresários e os trabalhadores e em que surgiam problemas sociais como suicídio, favela, poluição, desemprego, etc.

O crescente desenvolvimento da indústria e tecnologia fez Durkheim olhar com otimismo o capitalismo. Achava que todo progresso trazido pelo capitalismo geraria um aumento da divisão do trabalho social e da solidariedade orgânica, de forma que a sociedade chegasse a um estágio sem conflito e problemas sociais.

Durkheim acreditava que, com leis e regras estabelecidas, os problemas sociais não teriam a ver com economia, mas sim com uma questão moral. Por exemplo: se a criminalidade aumenta a cada dia é porque as leis que regulamentam o combate ao crime estão falhando. Este estado de crise social onde as leis não estão funcionando, é chamado de patologia social. Se essas patologias não são devidamente tratadas, cedo ou tarde outros setores da sociedade também deixarão de funcionar, criando uma ausência total de regras, o que podemos chamar de anomia.

Frente a patologia social ( regras sociais falhas ), cabe à Sociologia captar suas causas, procurando evitar a anomia ( crise total ), através da criação de uma nova moral social que supere a velha moral deficiente.

Para evitar que a sociedade chegue à anomia, a solução estaria em organizar a sociedade a partir da solidariedade orgânica. Vimos isso no segundo bimestre, lembram?

:)



Nenhum comentário: