Pesquisar este blog

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Os movimentos sociais

Olá galera, tudo certo? O post de hoje é sobre o tema de sociologia no quarto bimestre da turma 2000: Movimentos Sociais!

Os movimentos sociais são um fenômeno da sociedade pós-capitalista e trabalham para, de alguma maneira, mudar a forma de organização da sociedade em que estão inseridos. Isso quer dizer que os movimentos sociais são manifestações de um determinado grupo da sociedade que, insatisfeito com algo, busca mudar a estrutura vigente no Estado. Cada movimento social tem sua forma específica de atuação (Paradas gays, Invasão de Terras não-produtivas, greve) e isso dá a eles uma identidade própria dentro da sociedade.

Outra característica dos movimentos sociais é que eles não tem nenhuma relação com partidos políticos (pelo menos teoricamente), tem relativa autonomia e isso traz novos atores ao processo político. Cidadãos "comuns", tipo vocês alunos e eu, passam a participar politicamente da sociedade.

Um poder que os movimentos sociais têm é o de dar voz a setores da base da sociedade. Pessoas que não tem espaço na mídia individualmente conseguem através de movimentos sociais fazer com que muitas pessoas fiquem cientes de suas reivindicações. Se um grupo de pessoas quer a mesma coisa, elas se organizam e através da participação popular "correm atrás".

Os movimentos sociais tem dois momentos distintos: o primeiro é expor o problema para o restante da população. Expor claramente o problema. Isso se faz através de passeatas, greve, manifestações ou coisa do tipo. O segundo momento, é levar para os governantes propostas viáveis de realização de suas vontades, para contornar o problema. Para isso é preciso um mínimo de organização e coerência.

Os movimentos sociais são símbolo de maturidade política de uma sociedade. Isso significa que pessoas da sociedade se mobilizam para obter algo que acreditam ter direito. Não podemos esperar tudo de mão beijada, certo?

Deixo aqui um vídeo muito legal sobre tipos de movimentos sociais. Assistam, vale a pena!


Nenhum comentário: